1ª Aula


Ola! Tudo Bem?
Prazer, sou o Professor Fabio Hoyos, irei agora iniciar o Módulo do MS Excel, aplicatico integrante do pacote de programas chamado OFFICE(Escritório) da Microsoft(Bill Gates).
Primeiramente, qual a história do Excel? O porquê da sua criação?
Vamos lá!. O Programa de planilha eletrônica chamado Multiplan em 1982, o qual era muito popular em sistemas CP/M, mas, em sistemas MS-DOS, perdia em popularidade para o Lotus 1-2-3. Isso levou ao desenvolvimento de um novo programa chamado Excel, que começou com a intenção de, nas palavras de Doug Klunder, "fazer tudo o que o 1-2-3 faz e fazer melhor". A primeira versão do Excel foi lançada para o Mac em 1985 e a primeira versão para Windows (numerada 2.0 para se alinhar com o Mac e distribuída com um run-time do ambiente Windows) foi lançada em novembro de 1987. A Lotus foi lenta em trazer o 1-2-3 ao Windows e, por volta de 1988, o Excel havia começado a passar o 1-2-3 em vendas e ajudou a Microsoft a alcançar a posição de liderança no desenvolvimento de software para o PC. Essa conquista, destronando o rei do mundo do software, solidificou a Microsoft como um competidor válido e mostrou seu futuro de desenvolvimento de software gráfico. A Microsoft aumentou sua vantagem com lançamento regular de novas versões, aproximadamente a cada dois anos. A versão atual para a plataforma Windows é o Excel 12, também chamado de Microsoft Excel 2007. A versão atual para a plataforma Mac OS X é o Microsoft Excel 2008.
Qual a sua finalida?
O Excel foi feito para fazer "cálculos" e ponto. a finalidade maior é essa, porém a destinação principal fora os "contadores" que manuseavam panilhas gigantescas de papel, para fazer cálculos como Inss, IRRF,DSR e etc...
O Excel é?
Um editor de Planilhas eletrônicas.
O que é uma Planilha?
É o conjunto de Colunas intercedidas por Linhas, e cada interseção desta dar-se o nome de CÉLULA

Então como iniciar o Excel?
Há duas opções:
Com o Teclado: basta precionar simultaneamente as teclas:
Aparecerá a seguinte:








Com o Mouse: Menu Iniciar, Todos os Programas, Microsoft Officce e MS EXCEL
No ato de abertura do Excel, o arquivo criado é denominado "Pasta de Trabalho" constituida de 3(três) Planilhas, mas por que Pasta? por se tratar de um arquivo complexo, onde cada Planilha é Independente uma da outra, havendo somente relação na origem ou por intermedio do usuário, mas isso é para mais tarde..
Importante:
O Excel entende como dados válido os seguintes:
Texto: qualquer caracter inserido em uma Célula.
Número: Somente os caracteres numericos como: "0123456789"
Cálculos: que são divididos em Fórmula e Função, contudo para o Excel reconhecer que o dado inserido é um cálculo devese primeiro iniciar com o "=", mas também os: "+","-" e "@" são aceito, pronto o Excel reconheceu que é um cálculo e o realiza.
Fórmulas: Expressoes Matemáticas
Ex: =A1+B2; =A1-B2; =A1/B2; A1*B2; =A1^B2 e etc..
Funções:São rotinas Préestabelecidas pelo Excel(Internas)
A nova cara do Excel.
Ex: =SOMA(A1:A10); =MÉDIA(A1:A10); =MÁXIMO(A1:A10) e etc..
A nova cara do Excel
O novo Layout do Pacote Office vem com a nova concepção das produtoras de Softwares, que é a preocupação com a pedagogia do ensino da informatica, onde ha uma aglutinação de funções afins e toda uma preocupação em deixar cada vez mais simples sua utilização.
Onde há:
Barra de Acesso rápido
Serve para facilitar o acesso a funções escolhicas pelo usuário.



Botão do Office.
Veio para substituir o menu arquivo da versão anterior

Guias
São abas para a divisão de tarefas ou funções.

Faixas
Cada Guia tem a sua, nelas estão localizadas todas as funções do Excel

Grupo de ferramentas
Neles estão contidos todas as funções afins de cada grupo, por exemplo o Grupo de Ferramenta fonte, estão contidas todas as funções que formatão as fontes.

Barra de Endereço
Nela podemos facilmente nos localizarmos na Planilha

Barra de Fórmulas
Nela é que podemos visualizar o conteúdo das células


Observação
Para o Excel, o importante é o resultado e não o camilnho que percorremos para chegar a ele. Por isso que, na planilha, não aparece as formulas e sim os resultados, se precisarmos ver as fórmulas clicamos sobre a Célula desejada e visualizamos o conteúdo(Fórmula ou Função) na barra de fórmulas.

E finalmente a Barra de Status
onde podemos personalizar a disposição das Planilhas, definir o modo de visualização, bem como o zoom a ser utilizado.

Qual é o tamanho da Planilha?

Como trabalhar com Excel?
  • Movimentação
Podemos nos movimentar no Excel utilizandos as seguintes teclas:
ou
Podemos utilizar o Mouse.
Ponteiros do Mouse:
(Imagem)
  • Formatação de Dados
Agora, temos que formatar as Células onde serão inseridos os dados, porém cada dados possui uma espeificação que deverá ser acertada antescomo por exemplo:
se o dado for um texto, temos que formata a Célula para receber textos, se for um número temos que formatar para numeros e etc..
vejamos como se faz:
1º deve-se selecionar a(s) Célula(s) que receberam a formatação, ir em Geral no Grupo de ferramentas Número e escolher a opção certa de formatação, veja:





  • Seleção de Células




Basta clicar com o Mouse em formato de "+"(gordinho) e arrastar até a Célula pretendida.
  • Autoconclusão
Obs: esta função só é válida em dados de uma mesma Coluna.
  • AutoCorreção:
Esta função é utilizada para autocorrigir inicio ou pedaço de palavras ou frases que tanto podem vir definidas pelo Excel, tanto pelo usuário.
Veja como fazê-lo:
Ir em Botão do Office, escolhe a o Botão "Opções do Excel";
Depois in na Guia "Revião de Texto", no Botão "Opções de AutoCorreção".
Onde estar "Substituir" você digita o inicio da palavra como exemplo: "Mi", e em "Por", digitamos a palavra ou frase, ex: "Microlins" e depois ir em "Adicionar" e "OK".
  • Formatação Básica de Planilhas
Ajuste de Linhas e Colunas
Ambas basta colocar o Mouse entre os Numeros das Linhas ou entre as interseções das Colunas, clicar e arrastar, veja:

Para começarmos a utilização do Excel é preciso saber:

As linhas que fazem divisão entre as Células não existe, só são representações das mesmas, para elas serem impressas temos que definir-mos suas particularidades, como: Tipo, Cor, Espessura e etc.., para tanto, precisamos selecionar a área a ser formatada ir em:

Na função bordas, escolher a Cor; Estilo; E layout das bordas.

Por hoje é só pessoal!


Agora é só fazero Exercício no link abaixo